Imagem

Reflexão
Boletim da Sociedade Luso-Africana do Rio de Janeiro
Capa do décimo segundo número do Boletim da Sociedade Luso-Africana do Rio de Janeiro, editado e publicado entre 1930 e 1939. O periódico teve 20 volumes publicados e era o único órgão dedicado exclusivamente à propaganda colonial no Brasil, sendo que ao longo da sua publicação é possível observar mudanças no registo editorial, fazendo frente ao discurso hegemónico, uma vez que era dirigido por republicanos que se opunham ao regime salazarista e que contavam com o apoio de vários correspondentes republicanos de todas as colónias da época, nomeadamente Angola e Moçambique.
Este tipo de publicações editoriais de propaganda do Estado Novo foram particularmente comuns durante as décadas de 1920-30, procurando enaltecer a força do "império" português e o seu caráter luso-tropicalista, inserido num contexto colonial e racista.
A ilustração da capa deste número do boletim, utiliza elementos que integram o brasão de armas da bandeira nacional portuguesa, evidenciando a íntima ligação identitária de Portugal com a sua história colonial.