Imagem

Reflexão
Mapa geral do tráfico transatlântico
Mapa do fluxo de pessoas escravizadas na rota transatlântica que nos permite entender como grande parte do fluxo foi para o Brasil, da zona oeste da costa africana sob o comando da coroa portuguesa e, mais tarde, brasileira.que perdeu Estima-se que entre 1514 e 1866 tenham ocorrido cerca de 35 000 expedições negreiras, retirando milhões de pessoas dos seus locais de origem, das suas famílias e culturas. O continente africanos foi assim devastado e os seus povos capturados, separados e misturados entre si, de forma a perderem as suas línguas e cultura, tornando mais fácil o controlo e abuso do colonizador e escravocrata.
O processo de colonização dos territórios africanos e subsequente tráfico transatlantico é considerado a "Grande Catástrofe" ou "Maafi", em Suailí, um termo cunhado pela investigadpra Marimba Ani, durante os anos de 1990.
Estes e outros mapas podem ser analisados a partir do website Slave Voyages, um projeto de pesquisa colaborativo e digital que compila e torna públicos e acessíveis os registos históricos sobre o maior tráfico de pessoas escravizadas da história.