Imagem

Mapa geral do tráfico transatlântico

Reflexão

Mapa geral do tráfico transatlântico

Mapa do fluxo de pessoas escravizadas na rota transatlântica que nos permite entender como grande parte do fluxo foi para o Brasil, da zona oeste da costa africana sob o comando da coroa portuguesa e, mais tarde, brasileira.que perdeu Estima-se que entre 1514 e 1866 tenham ocorrido cerca de 35 000 expedições negreiras, retirando milhões de pessoas dos seus locais de origem, das suas famílias e culturas. O continente africanos foi assim devastado e os seus povos capturados, separados e misturados entre si, de forma a perderem as suas línguas e cultura, tornando mais fácil o controlo e abuso do colonizador e escravocrata.


O processo de colonização dos territórios africanos e subsequente tráfico transatlantico é considerado a "Grande Catástrofe" ou "Maafi", em Suailí, um termo cunhado pela investigadpra Marimba Ani, durante os anos de 1990.


Estes e outros mapas podem ser analisados a partir do website Slave Voyages, um projeto de pesquisa colaborativo e digital que compila e torna públicos e acessíveis os registos históricos sobre o maior tráfico de pessoas escravizadas da história.