Imagem

Reflexão
Painel "Discoveries"
Parte de um conjunto de paineis, intitulado " discoveries", realizado por um artista polaco, a caso da exposição da Expo 98. Mesmo depois do fim da ditadura, e já no final do século XX, ainda é a narrativa colonial a escolhida para representar a história e identidade nacional portuguesa.
A caravela surge aqui como elemento principal desta narrativa epopeica, colocada sobre o mapa do mundo e numas mãos abertas, veiculando a ideia de que "demos mundos ao mundo". Mais uma vez, as invasões coloniais são lembradas através de uma ótica positiva, onde o "desenvolvimento" civilizacional é exaltado e celebrado, colocando à margem a história de todas as vidas e culturas devastadas para que isso fosse possível.
A imagem e o seu dramatismo narrativo deixa evidente a ideia do mundo enquanto algo, por si só, colonizável e os navegadores portugueses enquanto seus "donos por direito". Apesar do painel ser feito em 1998, representa as mesmas ideias coloniais e imperialistas do regime ditatorial prévio à Revolução do 25 de Abril.