Imagem

Padrão dos

Reflexão

Padrão dos "Descobrimentos" (Intervenção)

  • Proveniência Agência LUSA
  • Autoria António Cotrim
  • Data 2021
  • Fonte Website Rádio Renascença
  • Associação

Fotografia ilustrativa da notícia sobre o "vandalismo" do monumento do padrão dos "descobrimentos" em Lisboa, por autoria de uma pessoa estrangeira, de passagem em Portugal.




O monumento, erigido em 1940, a propósito da Exposição do Mundo Português, é ainda hoje um dos monumentos mais relevantes e mais visitados em Portugal. No dia 8 de agosto de 2021, o monumento amanheceu com uma intervenção em grafitti onde pode ler-se "Blindly sailing for monney [sic], humanity is drowning in a scarllet [sic] sea lia [sic]", ou, traduzindo livremente: "Velejando cegamente por dinheiro, a humanidade afunda-se num mar escarlate".




As notícias do acontecido eram imediatas a nomear o ato de "vandalismo", colocando a manifestação popular e o questionamento sobre a presença destes vestígios coloniais no espaço público num lugar de desvalorização. Este ato levantou uma enorme discussão pública não só em relação à presença destes monumentos, mas também ao tipo de iniciativas que se devem ter perante eles. Todo este movimento é também uma repercurssão dos movimentos BLM.