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Reflexão
A Primeira Missa No Brasil
O quadro pintado por Victor Meirelles representa a primeira missa celebrada no Brasil, a partir dos relatos de viagem feitos por Pero Vaz de Caminha.
O momento é representado por uma figura central, o Frei Henrique de Coimbra, que ocupa também o centro físico da tela, erguendo o cálice à cruz ali plantada. As restantes figuras da cena ficam à sua volta, em diferentes planos.
Na pintura pode ver-se representados indígenas e colonos portugueses, diferenciados tanto pelas suas características físicas quanto pela sua atitude e expressão perante a missa. Enquanto os portugueses se ajoelham numa postura séria perante do altar, os indígenas estão dispostos entre as árvores e o chão, num plano inferior e mais escuro, com expressões de dúvida e curiosidade.
O centro da imagem, onde a cruz e os colonizadores se encontram é o ponto mais ilumniado da pintura, deixando o restante espaço ocupado pelos povos indígenas na escuridão da selva. A forma como esta cena e as figuras que a habitam são representadas não confere necessariamente à realidade do acontecimento, mas sim a uma perspetiva do pintor e do contexto social em que vivia.
Esta e outras gravuras do género, sempre pintadas pela perspetiva do colonizador, determinam a narrativa dos eventos, ficcionalizando a história de acordo com a visão ocidental da colonização e os seus preconceitos. A sombra é destinada ao indígenas para representar o constraste com a luz do colonizador civilizado e cristão, colocando-o no lugar de oposição (selvagem e pagão). A representação da postura destas figuras também poderá ser expeculada, uma vez que sabemos que a resistência indígena à ocupação colonizadora começou desde o primeiro contacto e foram várias as revoltas indígenas que aconteceram ao longo dos séculos de invasões coloniais na América Latina.