Imagem

Reflexão
Revista O Século
Capa ilustrada d'O Século : suplemento dedicado ao Império Colonial Português e às comemorações nas Províncias Ultramarinas, dos centenários da fundação e da restauração de Portugal", num número comemorativo dos centenários, onde o padrão e a caravela são mais uma vez os elementos centrais da narrativa epopeica das invasões coloniais.
A porporção do padrão e a sua sombra que cobre o mundo pretende assoberbar a importância de portugal na história, através dos seus feitos coloniais.
Na faixa legendada pode ler-se um excerto da obra "Os Lusíadas" de Luís Vaz de Camões, o texto mais representativo da narrativa colonial e imperialista portuguesa contruída e mantida ao longo dos séculos. Esta referência à grande epopeia imperialista pode ser encontrada em outras imagens históricas, como é o caso da fachada do "Pavilhão do Mundo Português", durante a Exposição do mundo Português que aconteceu em Lisboa, em 1940, bem como num mapa-mural na secção colonial do parque "Portugal dos Pequenitos", em Coimbra.