Imagem

Reflexão
Monumento ao Esforço Colonizador
O Monumento ao Esforço Colonizador Português, situado na Praça do Império, em Porto, foi construído para a Exposição Colonial Portuguesa de 1934, que ocorreu no Palácio de Cristal.
A sua construção foi designada por Sousa Caldas e pelo Alferes Alberto Ponce de Castro, tendo sido desmantelado no início da década de 50. Ficou três décadas arrumado em armazéns, mas em 1984 o então presidente da câmara, Paulo Vallada, também ele um colono, decidiu reerguê-lo, na sua localização atual.
O monumento celebra o "esforço colonizador português", representado por figuras como a mulher, o missionário, o militar, o comerciante, o médico e o colono.
A 11 de Junho de 2018, as mãos destas figuras que sustentam o "esforço colonizador" foram pintadas de vermelho, numa analogia ao sangue derramado pela colonização. Noutras partes da estátua foram gravadas também mensagens a favor da retirada da estátua do espaço público.
Esta fotografia é retirada do website do partido de extrema.direita "Ergue-te", num post depreciativo da iniciativa de manifestação popular enquanto "vandalismo" e de defesa do monumento colonial.