Imagem

Reflexão
Orçamento geral das colónias para 1931-1932
Página do orçamento geral das ex-colónias portuguesas, inserido no segundo número do "Boletim da Sociedade LusoAfricana do Rio de Janeiro".
Esta era uma das várias publicações editoriais da época deste género onde tanto o texto quanto as imagens serviam o objetivo de propaganda colonial apoiada em ideias luso-tropicalistas e racistas. O discurso aqui presente procura enfatizar o caráter "grandioso" da colonização portuguesa, colocando em relação direta a identidade e o orgulho nacional com a dimensão e abrangência dos territórios e dos povos colonizados. Estas mesma ideias podem ser encontradas na argumentação luso-tropicalista de Gilberto Freyre e na propaganda do Estado Novo que circulava em Portugal e nas ex-colónias.
Hoje, é possível identificar os resquícios deste orgulho colonial, com certas adaptações, no discurso dos grupos de extrema-direita, que têm ganhado novamente notoriedade em portugal, durante os últimos anos e que procuram reavivar sentimentos de nostalgia colonial em nome de políticas racistas, xenófobas e anti-migração.